O produtor histórico do Metallica, Flemming Rasmussen, voltou a comentar sobre o baixo quase inaudível no quarto álbum da banda, …And Justice For All, e admitiu não entender por que acabou tão apagado na mixagem. O álbum marcou a estreia de Jason Newsted no baixo, após a morte de Cliff Burton, e Rasmussen teve participação limitada devido à sua disponibilidade durante as gravações e se surpreendeu como o baixo tinha sido enterrado no som.

Rasmussen explicou que mixers de Los Angeles, Steve Thompson e Michael Barbiero, foram chamados para trabalhar na mixagem antes de ele chegar. Quando a banda ouviu o resultado, eles pediram ajustes para destacar bateria e guitarra, e Lars Ulrich ordenou explicitamente que o baixo fosse ainda mais diminuído, reduzindo-o inclusive em três decibéis adicionais. Rasmussen afirma que perguntou, mas nunca descobriu o real motivo dessa decisão de mixagem.
O produtor descreveu que Lars tinha o hábito de tocar os álbuns para ele, esperando sua aprovação. Quando ouviu …And Justice For All, Rasmussen reagiu surpreso e perguntou sobre o baixo, recebendo a resposta de que “esqueceram do baixo”. Ele ressalta que a ausência do instrumento na mixagem final chamou atenção de todos, mas ninguém explicou a razão exata por trás disso.
Rasmussen ainda especula que a decisão de reduzir o baixo pode ter sido uma espécie de “iniciação” de Jason Newsted na banda. Segundo ele, Newsted era um grande fã da banda e fazia exatamente o que lhe pediam, sem questionar, o que teria motivado Lars e James a diminuírem o baixo intencionalmente, talvez esperando uma reação do novo baixista que nunca aconteceu.

Por fim, o produtor reforça que, apesar do som apagado na mixagem, Newsted fez um excelente trabalho. Para Rasmussen, ele está entre os poucos que ouviram o baixo original e confirma que as linhas de baixo eram de alta qualidade.