Uma das canções mais famosas do #ledzeppelin é construída em torno de uma dinâmica de chamada e resposta entre o vocalista e a banda, com seus versos de início e fim a cappella inspirados na música de 1969 de #fleetwoodmacband “Oh Well”, de acordo com o biógrafo #davelewis.
Embora o título sugira um conjunto pensativo, na verdade não tem nada a ver com a música. A banda gravou a música em Headley Grange, uma mansão em Hampshire, Inglaterra. Estava na floresta, cercado por arbustos. Havia um labrador retreiver preto sem nome que vagava pelos terrenos da mansão, que a banda fez amizade e alimentou. Quando a banda precisava de um nome para a faixa, mas não conseguia encontrar inspiração, eles pensaram em seu amigo canino e nomearam a música “Black Dog”.
O baixista #johnpauljones, que é creditado por escrever o riff principal, foi inspirado pelo controverso álbum de 1968 de #muddywaters, Electric Mud. Ele acrescentou um riff sinuoso e mudanças de ritmo complexas, que o biógrafo #keithshadwick descreve como um “padrão inteligente que se volta para si mesmo mais de uma vez, cruzando as assinaturas de tempo como acontece”.