O Grateful Dead, também conhecido simplesmente como The Dead, foi uma banda fundada em Palo Alto, Califórnia, em 1965. Conhecida por seu estilo eclético e longas sessões de macarrão, a banda fundiu elementos de rock, blues, jazz, folk e country para formar seu próprio som psicodélico.
Apesar de não terem hits de rádio, a banda está nas paradas como um dos grupos de maior sucesso da história da música. Os membros fundadores do Grateful Dead foram Jerry Garcia, Bill Kreutzmann, Phil Lesh, Ron “Pigpen” McKernan e Bob Weir.
Dito isso, conhecidos por muito mais do que apenas música, o Grateful Dead tornou-se sinônimo da personificação do movimento hippie e de seus fãs sempre viajantes, que ficaram conhecidos como “Deadheads”. O grupo viveu no 710 da Ashbury Street, em San Francisco, de 1966 a 1968, mas foi em 1967 que o endereço ganhou manchetes.
Em 2 de outubro de 1967, oficiais de narcóticos, repórteres e equipes de TV invadiram a casa da Grateful Dead em busca de drogas e encontraram meio quilo de maconha. Bob Weir (guitarrista e às vezes vocalista) e Ron “Pigpen” KcKernan (vocal, órgão, gaita) foram presos junto com outros oito por porte de maconha.
As acusações acabaram sendo retiradas (tudo o que receberam foi uma multa de US$ 200), mas não antes de uma coletiva de imprensa ser realizada no 710 Ashbury para protestar contra a apreensão de drogas. O incidente ganhou manchetes locais e foi relatado na primeira edição da revista Rolling Stone.
Devido à comercialização de Haight-Ashbury e ao aumento do uso de drogas pesadas na área, o Grateful Dead deixou o 710 em março de 1968. A casa do Grateful Dead é um dos símbolos mais emblemáticos do auge da contracultura na Califórnia.
Embora a casa seja uma residência particular e você não possa entrar (sem conhecer os proprietários), o 710 Ashbury é uma parada obrigatória para qualquer Grateful Deadhead em San Francisco.