Este também é o ano que marca os 50 anos da estreia do guitarrisra do The Who em sua carreira solo. Who Came First é o álbum em questão, lançado pela Track Records no Reino Unido e Decca Records nos Estados Unidos.
Inclui demos do álbum conceitual abortado Lifehouse (que já comentamos anteriormente), parte do qual se tornou Who’s Next. O lançamento original tinha uma capa dobrável e incluía um pôster com fotos adicionais de Meher Baba do filme de Louis van Gasteren, Beyond Words.
A foto da capa de Townshend em cima de ovos é uma referência à eterna pergunta “quem veio primeiro: a galinha ou o ovo?” Chegou ao número 30 na parada de álbuns do Reino Unido e ao número 69 na Billboard 200 dos Estados Unidos.
Townshend já havia participado com outros artistas em dois álbuns anteriores em homenagem ao seu guru Meher Baba, Happy Birthday e I Am. Esses álbuns foram distribuídos de forma privada em quantidades muito pequenas entre 1970 e 1972 no Reino Unido. Logo depois, a Decca pediu permissão a Townshend para lançar as gravações, pois cópias inferiores estavam circulando nos Estados Unidos como bootlegs.
Em vez de reeditar os álbuns originais, Townshend decidiu mudar substancialmente a lista de faixas e desenvolver o projeto como seu primeiro álbum solo oficial. Três das demos para Lifehouse foram selecionadas, junto com duas músicas dos álbuns de tributo anteriores e duas músicas adicionais.
As demos do Lifehouse incluídas são: “Pure and Easy”, editado a partir de sua duração original de 8:35; “Let´s See Action”; e (com pequenos overdubs adicionados) “Time Is Passing”. Destes, apenas “Let’s See Action” foi lançado anteriormente, como single do The Who em 1971.